Quando vamos construir uma casa, como garantir que ela seja funcional, segura, bem estruturada, bela e do jeito que sonhamos? O caminho seria realizar um projeto. Primeiro vem o pensar no sonho, depois vem o projeto que seria o mapa para a realização deste sonho.
E com o nosso bem mais precioso, que é a nossa vida? Pensar em um projeto de vida é essencial para nosso desenvolvimento e realizações!
A unidade curricular Projeto de Vida tem uma relevância significativa tanto para a formação integral dos alunos quanto para o cumprimento dos princípios e valores que são parte da proposta educacional dessa instituição.
Ao trabalharem em seus projetos de vida, os alunos são convidados a imergir em seu autoconhecimento, aprendendo a definir objetivos claros e a planejar ações para alcançá-los. Isso fomenta o senso de autonomia e responsabilidade, pois os jovens passam a ser mais conscientes da necessidade de tomar decisões e de assumir as consequências dessas decisões. Ajuda os alunos a se prepararem para os desafios que enfrentarão após a conclusão do ensino médio, seja no ingresso no ensino superior, no mercado de trabalho ou em outras experiências de vida.
A disciplina permite que os alunos reflitam sobre suas próprias vidas, desejos, expectativas e metas a longo prazo contribuindo para o desenvolvimento pessoal e reflexão sobre o futuro, incentivando no jovem a autorresponsabilidade e sua capacidade de ser o gestor de sua vida.
Dentro desta proposta, consideramos que o Projeto de Vida se revela como um elemento essencial para o desenvolvimento integral dos alunos, alinhando a busca pelo autoconhecimento e pela realização pessoal com os valores cristãos. Ela não só orienta os jovens em sua preparação para o futuro acadêmico e profissional, mas também os ajuda a refletir sobre sua vocação e o impacto que podem ter no mundo ao seu redor, promovendo uma educação que vai além da sala de aula e prepara os alunos para uma vida com sentido e propósito.
Em nossa escola, o Projeto de Vida se traduz no auxílio curricular, concreto e fraterno à construção de mapas que levarão à realização de muitos sonhos!
Por Lívia Alves, Diretora do Colégio Franciscano Santo Antônio