Como era a escola onde você estudou? Bem, imagine esta escola não somente nos aspectos relacionados à infraestrutura, mas também no decorrer das aulas, na sua relação com seus colegas e professores, nos conteúdos estudados, nos modelos de avaliação e em tantos outros elementos típicos de um espaço de educação formal para crianças e adolescentes.
Caso você, leitor, seja um adulto da geração ‘Millennial’ (nascidos entre 1981 e 1996) ou de gerações anteriores, provavelmente terá a imagem de uma escola cujo processo pedagógico se concentrava predominantemente na memorização dos conteúdos; ou seja, o foco estava no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, as aulas expositivas eram dominantes e é possível que não houvesse um olhar curricular intencional da escola para que você pudesse expressar e desenvolver suas emoções, tanto na esfera individual quanto na coletiva.
É claro que foram muitas as memórias e experiências incríveis vividas pelos estudantes de cada geração. Porém, assim como os contextos socioculturais mudam, as perspectivas educacionais também se atualizam. É preciso educar para as necessidades do mundo em que se vive e para a construção do mundo que se deseja viver, não é mesmo?!
Por isso, a escola que as crianças e adolescentes dos tempos atuais frequentam é uma escola que assumiu outros compromissos no que tange ao ensino e à aprendizagem. A atenção às habilidades cognitivas permanece forte, mas ao papel da escola é acrescido o compromisso com o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. E isso é sensacional!
Nessa perspectiva, sob os pilares da educação, do cuidado e da evangelização, a Rede Clarissas Franciscanas desenvolve a sua proposta pedagógica com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, em suas dimensões cognitivas, sociais, emocionais, motoras e espirituais. Para nós, cada aluno é cuidado em sua integralidade! Daí a expressão “educação integral”!
Em nossa proposta pedagógica, buscamos uma relação simbiótica entre teoria e prática, com o objetivo de desenvolver habilidades, atitudes e valores que preparem os alunos para uma vida ativa e responsável, garantindo um aprendizado que contribua para a realização de seus projetos de vida e para a sua inserção profissional e social.
A escola vivenciada por nossos alunos é uma escola que respeita e reconhece os novos contextos das sociedades e atua intencionalmente para a formação de gerações que fazem a diferença! E com a segurança de que, no futuro, cada criança e cada adolescente que viveu seu processo escolar no seio das escolas da Rede Clarissas Franciscanas será também um adulto competente tanto nos campos do conhecimento acadêmico-científico quanto nos aspectos sociais, emocionais e humanos.
Aqui na Rede Clarissas Franciscanas, a promoção de uma educação integral é o nosso mais valioso compromisso! Venha viver esta experiência conosco!
Por Belisa Rabelo, coordenadora pedagógica geral da Rede Clarissas Franciscanas.