Fundado em 9 de março de 1941, o Colégio Franciscano Imaculada Conceição (CFIC) faz parte da Rede Clarissas Franciscanas, que tem escolas também em Belo Horizonte (Colégio Franciscano Sagrada Família), Sete Lagoas (Colégio Franciscano Regina Pacis) e Curvelo (Colégio Franciscano Santo Antônio).

Nos anos 40, a cidade de Governador Valadares não possuía um colégio para a formação intelectual da juventude feminina. Com a parceria do então prefeito Dr. Moacyr Paleta, do Frei Joaquim Van Kesterem (Ordem dos Frades Menores) e da Madre Cristina de Lourdes, conseguiu-se a vinda do primeiro grupo de religiosas educadoras para esta região.

No dia 09 de março de 1941, a escola foi inaugurada em solenidade bastante significativa. O povo e autoridades locais marcaram presença participativa, lembrando a importância da atuação das Irmãs Clarissas Franciscanas do Santíssimo Sacramento na missão de instruir e educar a juventude à luz do evangelho de Cristo.

Inspirada em São Francisco, Santa Clara e Madre Serafina, nossa escola propõe o respeito à natureza, o comprometimento com o saber científico e crítico, voltados para a realidade e formação do cidadão consciente. Esses ideais persistem na história e no tempo, desde a sua fundação.

O CFIC começou suas atividades com o jardim da infância, primário, quinto ano e um internato somente para meninas, posteriormente, passou a atender o público masculino e feminino. Foi a primeira escola de Valadares a iniciar a Educação Infantil e o Curso Normal. A escola cresceu com a cidade, ampliando suas instalações à medida que ia surgindo necessidade.

Atualmente o Colégio Franciscano Imaculada Conceição conta com uma infraestrutura privilegiada, com dois prédios de salas, duas bibliotecas (atendendo público infanto-juvenil e adulto), ginásio e quadras diversas, auditório, dois pátios e duas cantinas, muita arborização, etc; atendendo crianças e jovens de 1 a 17 anos, da Educação Infantil até o Ensino Médio. A Instituição oferece, portanto, uma formação para gerações que fazem a diferença como cidadãos conscientes da responsabilidade na construção de uma sociedade melhor.